sábado, setembro 30, 2006

Nada mais interessa que os três pontos


Domingo vamos a Vizela, como podem ver por esta fotografia, há uma novidade relativamente a épocas anteriores, a bancada que vêem ao fundo, aqui em construção, vai ser estreada oficialmente no jogo com o nosso Varzim. Quem já aqui foi assistir a jogos, olha para a foto e vê o monte atrás, recorda-se de imediato de ver poveiros a assistir ao jogo ali de cima.
Vizela que faz a sua segunda época na Liga de Honra, depois de na época passada ter se "safado" à tangente da descida. Saíram vários jogadores e o treinador Carlos Garcia.
Para esta época apostaram no técnico Manuel Correia. Com 9 presenças consecutivas a orientar equipas da Liga de Honra, pode-se dizer que esta competição não tem segredos para ele, apesar dos trabalhos medianos pelos clubes por onde passou.
Em termos de elementos que compõem o grupo de trabalho à a salientar, a manutenção do "matador" Bock, que a época passada fez 19 golos, sendo um dos melhores marcadores da competição e a entrada do possante Serjão que trocou a académica pelo Vizela.

O Vizela, nos quatro jogos até agora realizados tem, 3 derrotas e uma vitória, 2 golos marcados e 5 sofridos.
No último jogo em casa, frente ao Portimonense, o técnico alterou o sistema táctico da equipa. Jogou em 3x5x2.
Baptista, guarda-redes;
defesa, Rodrigão, Claudio e Rui Ribeiro;
Meio campo, Luís Manuel, Kita, Hélder Sousa, Ricardo Jorge e Dewide;
Bock e Serjão no ataque.
Estes atacantes jogam bem abertos. Estão em dúvida para o jogo Pedro Caravana (autor do golo da primeira vitória) e Serjão.

Quanto ao Varzim, Nuno Gomes não vai poder jogar (prevê-se uma paragem longa), no entanto temos o Alexandre, Bruno Miguel, Pedro Santos e Tito, a poderem jogar nessa posição. Tito está em dúvida para este jogo, o que a verificar-se, avançará Pedro Santos. Ganha o Varzim em termos defensivos mas perde em termos ofensivos, pois o Pedro só avança no terreno quando há lances de bola parada. No meio campo, Marco Claudio tem "lugar de caras". No ataque Mendonça agarrou o lugar, agora espera-se que não tenha sido mais uma vez, um episódio do bom do Angolano.

Termino dizendo o seguinte, deste jogo tem de sair uma vitória e para isso, deve o Varzim assumir o controlo e o domínio do jogo, deve ser arrojado, numa altura em que o nosso clube tem uma boa margem de erro, fruto dos 10 pontos averbados até ao momento.

quinta-feira, setembro 28, 2006

INGRATIDÃO...

Zé Maria numa traineira, com a camisola do Varzim vestida
e por trás o emblema do "seu" Sporting



ZÉ MARIA DA MÚSICA, este para mim foi um dos maiores símbolos da história do nosso Varzim. Ele, dentro do campo, era a imagem de marca do espírito deste clube, o verdadeiro lobo do mar, antes quebrar que torcer. Era um espectáculo dentro do próprio espetáculo, havia jogos que me abstraía totalmento das contingências do jogo e contemplava o grande Zé Maria. Os miúdos imitavam o estilo Zé Maria e traçavam a língua à Zé da Música. Fora dos campos mostrava-se sempre humilde e cumprimentava toda a gente.
Nunca mais me esqueço, de um jogo contra o Benfica em que o Zé fractura a perna e mesmo assim levantou-se e correu atrás do adversário até cair para o chão cheio de dores.

E agora, que é feito do Zé Maria? Segundo últimas informações colhidas junto de gente que o conhece, dizem-me que "anda ao mar" em Espanha.

Ele chegou a ser adjunto do Horácio, na primeira passagem deste como técnico do Varzim, mas na época seguinte foi dispensado de adjunto do Horácio.

Entretanto já passaram várias direcções pelo clube e Zé continua à pesca.

Será que não há lugar à gratidão no nosso Varzim? E não me venham com a história que o Zé não sabe falar bonito, porque eu também não vejo grandes dotes linguísticos no Paulinho Santos ou no André e eles lá estão ao serviço do Porto. E para além disso, os lugares no clube não se esgotam na equipa técnica.

Grande Zé Maria da música

terça-feira, setembro 26, 2006

A bem da verdade...


Desde já peço desculpa, pela extensão do post anterior, mas penso que se tiverem um pouco de tempo, vale a pena ler. Pois é fácil deslindar algumas inverdades que nos vão sendo "contadas". Concordo com um comentador (black) que diz, "andamos todos distraídos", pois estas notícias saíram a público num jornal nacional e os números estão aí para conferirmos que o que nos têm dito não é verdade:

época 04/05 - 1 milhão 657 mil euros
época 05/06 - 1 milhão 407 mil euros
época 06/07 - pouco mais de 1 milhão e 600 mil euros

Para esta época, disseram-nos que iriam reduzir em 40% o orçamento e afinal pelos números apresentados, traz à colação um aumento do dito orçamento.

Além disso podemos verificar que o orçamento do Rio Ave é inferior ao do Varzim em mais de 220 mil euros.

Hoje, coloco um quadro onde se pode ver os orçamentos para esta época, dos clubes do escalão maior, três têm números inferiores ao do Varzim (Naval, Paços de Ferreira e Aves).
Portanto, não deveriamos apostar seriamente na subida?
Ainda para mais como é dito no post anterior e na notícia sobre os vilacondenses, "O clube vila-condense encara a temporada de 2006/07 contando apenas com 75 mil euros de direitos televisivos, quando a manutenção no escalão principal garantia mais de 1 milhão de euros.", receitas um pouco diferentes, não?

Em resumo, não há justificação para o discurso de calimero do Sr. Horácio.

Saudações Varzinistas

segunda-feira, setembro 25, 2006

A bem da verdade...

Começo por dizer que tudo o que vou publicar a seguir, já foi publicado no jornal RECORD, em suporte de papel e pode ser consultado no site do dito diário nos arquivos da Liga de Honra:
Época 2003/2004
POVEIROS AMBICIOSOS NA APRESENTAÇÃO DO PLANTEL
O Varzim apresentou, ontem, a equipa para a próxima temporada, com a ideia generalizada de lutar para recuperar o lugar perdido na última época na SuperLiga. O plantel é composto por 24 elementos, faltando apenas a contratação de um guarda-redes, para lutar pela titularidade com Cândido e Litos.Na hora da apresentação, perante uma centena de assistentes, faltaram à chamada Adelmo (só chegou do Brasil durante a tarde), Mendonça (ao serviço da selecção de Angola), Gilmar (ainda de férias no Brasil, com regresso marcado para hoje), Jorge Ribeiro (que chegou atrasado) e Alexandre (com afazeres relacionados com os seus estudos universitários, embora se tivesse apresentado mais tarde).O técnico Rogério Gonçalves não esconde estar envolvido de "toda a vontade para que o Varzim faça uma boa carreira na luta pelos primeiros três lugares", reconhecendo, contudo, que "vai ser um campeonato difícil, a avaliar pela forma como os clubes se estão a apetrechar, apostando na subida de divisão". Acreditando numa melhor capacidade de trabalho da equipa, o treinador adianta que "o clube tem um estatuto que os jogadores e treinadores se sentem na obrigação de pensar em atingir um patamar mais alto".Já o presidente Luís Oliveira relembra que o orçamento em relação ao último ano é inferior, mas diz que "o risco financeiro pode ser compensado com a subida à SuperLiga".
Autor: LUÍS LEAL
Data: Sabado, 5 Julho de 2003 - 00:37
Saliento as palavras do técnico Rogério Gonçalves, bem diferentes de outros. E já nesta altura o então presidente, Luís Oliveira, dizia que cortava no orçamento, no final do mandato foi o que se viu.
Época 2004/2005
ORÇAMENTO APROVADO PELOS SÓCIOS
Os sócios do Varzim aprovaram, em assembleia geral, o orçamento para a próxima época, o qual aponta para um milhão e 657 mil euros - menos 500 mil euros no que em 2003/04.O presidente da Direcção, Lopes de Castro, prometeu uma "época controlada", informando a diminuição de verbas na equipa profissional, mas, em compensação, os custos com o departamento juvenil "aumentam", numa aposta "na formação".O ex-presidente, Luís Oliveira, denunciou que alguns contratos com jogadores tinham outros paralelos, o que levou um sócio a solicitar a instauração de um processo judicial.
Autor: LUÍS LEAL
Data: Domingo, 27 Junho de 2004 - 00:35
Aqui começa a apresentação de orçamentos por parte de Lopes de Castro. Podemos daqui extrair, pelos numeros apresentados que o orçamento de 2003/2004 era de 2 milhões 157 mil euros.
Época 2005/2006
ARRANQUE DE ÉPOCA AINDA SEM O MÉDIO OFENSIVO
A "oficina" do Varzim abriu ontem para a nova época. Um dia reservado a exames médicos – os quais prosseguem hoje –, sem os discursos de apresentação, ficando as boas-vindas reservadas para o presidente Lopes de Castro no fim dos testes, altura em que chegaram os reforços Anderson Lázaro (ex-Grémio Inhumense), Cícero (U. Madeira), Cadorin (Lages) e Luís Delgado (1º Agosto).O treinador Horácio Gonçalves possui um grupo bastante renovado para conseguir a subida à SuperLiga, um objectivo assumido pelos dirigentes do Varzim. "É uma equipa nova e, como tal, temos de fazer uma restruturação grande, no sentido de lhe dar mais qualidade."O facto de o clube ter um orçamento menor em relação à época passada, em cerca de 250 mil euros, e possuir ambições acrescidas, não preocupa o técnico, apostado na subida. "Esse é o meu sentido. Independentemente de haver dinheiro ou não, a minha intenção foi construir um plantel mais capaz que o anterior, dentro das posses do clube e, na minha opinião, temos um grupo mais forte."
Autor: LUÍS LEAL
Data: Sexta-feira, 8 Julho de 2005 - 01:33
Neste texto publicado, chegámos ao seguinte número para o orçamento da época em questão, 1 milhão 407 mil euros. E que o discurso da Direcção e do Horácio nesta altura eram diferentes, falavam em subida. Para ele o dinheiro não era importante.
Época 2006/2007
DIRECÇÃO APOSTA NO EQUILÍBRIO
Reduzir os custos e aumentar os proveitos é a prioridade de Lopes de Castro para a presente temporada. No entender do presidente, trata-se da única forma de conseguir cumprir o “orçamento de contenção”, no valor de pouco mais de 1,6 milhões de euros, aprovado na assembleia geral do passado domingo. A verba em causa podia ser menor não fossem os 181.500 euros necessários para amortizar as dívidas fiscais herdadas de gestões anteriores, entre elas o Plano Mateus. Além disso, pelos números expostos, os ordenados dos jogadores e equipa técnica do futebol profissional totalizam 761 mil euros que, juntamente a gastos com funcionários, departamento médico, seguros, água e luz, manutenção do relvado e variadas parcelas atinge 1.081 milhões de euros. Por outro lado, são esperados 589 mil euros de publicidade, incluindo o Totobola e outras verbas. Montante a que se juntam os 530 mil euros de subsídios do Estado e entidades públicas, estando prevista a entrada de 137 mil euros como receitas extraordinárias para que seja possível atingir o valor aprovado.Está ainda projectado um aumento de 40 mil euros, em relação à época anterior, nas receitas de bilheteira, já que os jogos com o V. Guimarães e Rio Ave, devem levar ao estádio do Varzim um grande número de espectadores.
Autor: LUÍS LEAL
Data: Terca-feira, 1 Agosto de 2006 - 01:52
Mas afinal em quê que ficamos, esta época baixou-se o orçamento?
Números apresentados e não desmentidos, curiosamente todos pelo jornalista poveiro Luís Leal:
época 04/05 - 1 milhão 657 mil euros
época 05/06 - 1 milhão 407 mil euros
época 06/07 - pouco mais de 1 milhão e 600 mil euros
O presidente diz que relativamente ao orçamento desta época poderia ser menor em 181.500 euros (ficaria mesmo assim por 1 milhão 418.500 euros, portanto superior ao da época passada) mas este valor é uma falácia, porque em todos os orçamentos desde 1997, ele se reflectiu, pois o Plano Mateus é salvo erro de 1996.
VILA-CONDENSES BAIXAM CUSTOS PARA METADE EM 2006/07
A descida de divisão teve um efeito dramático na estrutura orçamental do Rio Ave. O clube vila-condense encara a temporada de 2006/07 contando apenas com 75 mil euros de direitos televisivos, quando a manutenção no escalão principal garantia mais de 1 milhão de euros. A equipa directiva liderada por Paulo Carvalho prevê gastar 1,380 milhões de euros, sendo a fatia mais grossa, de 976 mil euros, a de despesas com pessoal, na qual estão englobados técnicos e jogadores. Tendo em conta que a venda de bilhetes não deverá render mais de 100 mil euros e tanto as quotas como os camarotes do estádio apenas garantem 244 mil euros, vai ser necessária grande ginástica a nível dos apoios e patrocínios para concretizar o nivelamento das contas típico de um orçamento de base zero, o modelo contabilístico adoptado pelo Rio Ave.
Autor: VÍTOR PINTO
Data: Segunda-feira, 3 Julho de 2006 - 01:59
Aqui verifica-se que o Rio Ave tem um orçamento muito inferior ao do Varzim ao contrário do que querem fazer passar
.
Deixo à vossa reflecção este apanhado, que repito pode ser consultado no site do jornal Record.

domingo, setembro 24, 2006

Estrelinha de campeão...


Este mês de Setembro, tem sido uma maravilha em termos de resultados desportivos para o nosso VARZIM.
Hoje, pela primeira vez esta época, tivemos de "enfrentar" um terreno pesado, fruto da muita chuva que se fez sentir até algumas horas antes do ínicio do jogo.
A ausência de público continua a ser uma constante. Algo terá que ser feito, para inverter este "deserto" no estádio.
O Varzim apresentou o esquema habitual, 0 4x2x3x1 a defender e 4x3x3 a atacar, no entanto o técnico alterou também algumas pedras, Nuno Gomes e Tito por lesão e Diego por opção. Para os seus lugares entraram Bruno Miguel, Pedro Santos e Mendonça, respectivamente.
Na 1ª parte, o Varzim foi a equipa com maior posse de bola, mas era uma posse de bola sem criar grande perigo para a baliza à guarda de Bruno Veríssimo. Pode-se dizer que o Varzim dominou o jogo mas o Olhanense controlou sempre as operações. Uns 45 min. com poucos remates às balizas.
Na 2ª metade, o Olhanense apareceu mais acutilante no ataque, criando mais situações de contra-ataque especialmente levadas a cabo pelo Ricardo Silva, acompanhado sempre de perto pelo Djalmir. Entrou melhor o Olhanense, no entanto com o passar dos minutos tudo voltou à primeira forma, isto é, o Varzim sempre com um sinal mais no capítulo da posse de bola. No entanto, a forma como o jogo estava a decorrer, já há muito que se pedia uma ou duas alterações no sector intermédio, Nuno Rocha voltou a estar mal no capítulo da construção de jogo e não era perciso um médio com caracteríticas tão vincadamente defensivas como o Pedro santos.
Horácio apenas mexeu ao minuto 64, tirando Pedro santos e entrando o Marco Claúdio. Penso que peca por tardia esta entrada do Marco e digo mais, deveria ter entrado de ínicio, pois como ele é um jogador que gosta de jogar a bola pelo chão, com o desenrolar do jogo, é incontestável que o terreno de jogo se ia degradando, portanto se entrasse de ínicio melhor podia explanar o seu futebol. Mas como digo no título, estamos com a estrelinha de campeão e foi mesmo o Marco Claúdio, que de cabeça (ele que era um dos mais baixos em campo) fez o golo que ditou o resultado final, depois de mais uma assistência de Emanuel.
E na parte final o Olhanense viu um lance em que consegiu introduzir a bola na baliza de Ricardo ser-lhe anulado por fora-de-jogo.
Resumindo, venceu a equipa que mais fez por isso.
O Varzim está na senda das vitórias, terceira consecutiva com mérito e com estrelinha à mistura. Marco Claúdio voltou a ser decisivo, Emanuel mais uma vez participou na assistência para o golo, Mendonça esteve em grande, Denilson a exemplo do que acontecera em Gondomar voltou a estar distante do que fez nas duas primeiras jornadas, última palavra de estímulo para o jovem Rubem, apesar de ter entrado apenas para queimar tempo.
Não temos feito exibições de "encher o olho", aliás com a qualidade individual dos nosso jogadores podemos e devemos ser mais convincentes. Se houvesse dúvidas quanto à qualidade do plantel ao dispor de Horácio, elas ficaram totalmente dissipadas nestas quatro jornadas, apesar de impossibilitados de poder contar com jogadores nucleares como Nuno Gomes, Bruno Miguel e Tito, os substítutos estiveram à altura.
Este grupo merece mais do que lutar pela manutenção...