segunda-feira, setembro 25, 2006

A bem da verdade...

Começo por dizer que tudo o que vou publicar a seguir, já foi publicado no jornal RECORD, em suporte de papel e pode ser consultado no site do dito diário nos arquivos da Liga de Honra:
Época 2003/2004
POVEIROS AMBICIOSOS NA APRESENTAÇÃO DO PLANTEL
O Varzim apresentou, ontem, a equipa para a próxima temporada, com a ideia generalizada de lutar para recuperar o lugar perdido na última época na SuperLiga. O plantel é composto por 24 elementos, faltando apenas a contratação de um guarda-redes, para lutar pela titularidade com Cândido e Litos.Na hora da apresentação, perante uma centena de assistentes, faltaram à chamada Adelmo (só chegou do Brasil durante a tarde), Mendonça (ao serviço da selecção de Angola), Gilmar (ainda de férias no Brasil, com regresso marcado para hoje), Jorge Ribeiro (que chegou atrasado) e Alexandre (com afazeres relacionados com os seus estudos universitários, embora se tivesse apresentado mais tarde).O técnico Rogério Gonçalves não esconde estar envolvido de "toda a vontade para que o Varzim faça uma boa carreira na luta pelos primeiros três lugares", reconhecendo, contudo, que "vai ser um campeonato difícil, a avaliar pela forma como os clubes se estão a apetrechar, apostando na subida de divisão". Acreditando numa melhor capacidade de trabalho da equipa, o treinador adianta que "o clube tem um estatuto que os jogadores e treinadores se sentem na obrigação de pensar em atingir um patamar mais alto".Já o presidente Luís Oliveira relembra que o orçamento em relação ao último ano é inferior, mas diz que "o risco financeiro pode ser compensado com a subida à SuperLiga".
Autor: LUÍS LEAL
Data: Sabado, 5 Julho de 2003 - 00:37
Saliento as palavras do técnico Rogério Gonçalves, bem diferentes de outros. E já nesta altura o então presidente, Luís Oliveira, dizia que cortava no orçamento, no final do mandato foi o que se viu.
Época 2004/2005
ORÇAMENTO APROVADO PELOS SÓCIOS
Os sócios do Varzim aprovaram, em assembleia geral, o orçamento para a próxima época, o qual aponta para um milhão e 657 mil euros - menos 500 mil euros no que em 2003/04.O presidente da Direcção, Lopes de Castro, prometeu uma "época controlada", informando a diminuição de verbas na equipa profissional, mas, em compensação, os custos com o departamento juvenil "aumentam", numa aposta "na formação".O ex-presidente, Luís Oliveira, denunciou que alguns contratos com jogadores tinham outros paralelos, o que levou um sócio a solicitar a instauração de um processo judicial.
Autor: LUÍS LEAL
Data: Domingo, 27 Junho de 2004 - 00:35
Aqui começa a apresentação de orçamentos por parte de Lopes de Castro. Podemos daqui extrair, pelos numeros apresentados que o orçamento de 2003/2004 era de 2 milhões 157 mil euros.
Época 2005/2006
ARRANQUE DE ÉPOCA AINDA SEM O MÉDIO OFENSIVO
A "oficina" do Varzim abriu ontem para a nova época. Um dia reservado a exames médicos – os quais prosseguem hoje –, sem os discursos de apresentação, ficando as boas-vindas reservadas para o presidente Lopes de Castro no fim dos testes, altura em que chegaram os reforços Anderson Lázaro (ex-Grémio Inhumense), Cícero (U. Madeira), Cadorin (Lages) e Luís Delgado (1º Agosto).O treinador Horácio Gonçalves possui um grupo bastante renovado para conseguir a subida à SuperLiga, um objectivo assumido pelos dirigentes do Varzim. "É uma equipa nova e, como tal, temos de fazer uma restruturação grande, no sentido de lhe dar mais qualidade."O facto de o clube ter um orçamento menor em relação à época passada, em cerca de 250 mil euros, e possuir ambições acrescidas, não preocupa o técnico, apostado na subida. "Esse é o meu sentido. Independentemente de haver dinheiro ou não, a minha intenção foi construir um plantel mais capaz que o anterior, dentro das posses do clube e, na minha opinião, temos um grupo mais forte."
Autor: LUÍS LEAL
Data: Sexta-feira, 8 Julho de 2005 - 01:33
Neste texto publicado, chegámos ao seguinte número para o orçamento da época em questão, 1 milhão 407 mil euros. E que o discurso da Direcção e do Horácio nesta altura eram diferentes, falavam em subida. Para ele o dinheiro não era importante.
Época 2006/2007
DIRECÇÃO APOSTA NO EQUILÍBRIO
Reduzir os custos e aumentar os proveitos é a prioridade de Lopes de Castro para a presente temporada. No entender do presidente, trata-se da única forma de conseguir cumprir o “orçamento de contenção”, no valor de pouco mais de 1,6 milhões de euros, aprovado na assembleia geral do passado domingo. A verba em causa podia ser menor não fossem os 181.500 euros necessários para amortizar as dívidas fiscais herdadas de gestões anteriores, entre elas o Plano Mateus. Além disso, pelos números expostos, os ordenados dos jogadores e equipa técnica do futebol profissional totalizam 761 mil euros que, juntamente a gastos com funcionários, departamento médico, seguros, água e luz, manutenção do relvado e variadas parcelas atinge 1.081 milhões de euros. Por outro lado, são esperados 589 mil euros de publicidade, incluindo o Totobola e outras verbas. Montante a que se juntam os 530 mil euros de subsídios do Estado e entidades públicas, estando prevista a entrada de 137 mil euros como receitas extraordinárias para que seja possível atingir o valor aprovado.Está ainda projectado um aumento de 40 mil euros, em relação à época anterior, nas receitas de bilheteira, já que os jogos com o V. Guimarães e Rio Ave, devem levar ao estádio do Varzim um grande número de espectadores.
Autor: LUÍS LEAL
Data: Terca-feira, 1 Agosto de 2006 - 01:52
Mas afinal em quê que ficamos, esta época baixou-se o orçamento?
Números apresentados e não desmentidos, curiosamente todos pelo jornalista poveiro Luís Leal:
época 04/05 - 1 milhão 657 mil euros
época 05/06 - 1 milhão 407 mil euros
época 06/07 - pouco mais de 1 milhão e 600 mil euros
O presidente diz que relativamente ao orçamento desta época poderia ser menor em 181.500 euros (ficaria mesmo assim por 1 milhão 418.500 euros, portanto superior ao da época passada) mas este valor é uma falácia, porque em todos os orçamentos desde 1997, ele se reflectiu, pois o Plano Mateus é salvo erro de 1996.
VILA-CONDENSES BAIXAM CUSTOS PARA METADE EM 2006/07
A descida de divisão teve um efeito dramático na estrutura orçamental do Rio Ave. O clube vila-condense encara a temporada de 2006/07 contando apenas com 75 mil euros de direitos televisivos, quando a manutenção no escalão principal garantia mais de 1 milhão de euros. A equipa directiva liderada por Paulo Carvalho prevê gastar 1,380 milhões de euros, sendo a fatia mais grossa, de 976 mil euros, a de despesas com pessoal, na qual estão englobados técnicos e jogadores. Tendo em conta que a venda de bilhetes não deverá render mais de 100 mil euros e tanto as quotas como os camarotes do estádio apenas garantem 244 mil euros, vai ser necessária grande ginástica a nível dos apoios e patrocínios para concretizar o nivelamento das contas típico de um orçamento de base zero, o modelo contabilístico adoptado pelo Rio Ave.
Autor: VÍTOR PINTO
Data: Segunda-feira, 3 Julho de 2006 - 01:59
Aqui verifica-se que o Rio Ave tem um orçamento muito inferior ao do Varzim ao contrário do que querem fazer passar
.
Deixo à vossa reflecção este apanhado, que repito pode ser consultado no site do jornal Record.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O ALI-KÍMICO não aldrava melhor!...

12:39 da tarde, setembro 26, 2006  
Anonymous Anónimo said...

ui que blog concorrido!tantos posts!nem sei se tenho tempo para ler tudo!

5:46 da tarde, setembro 26, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Hoje consultei o site do Record e tudo o que está aqui escrito consta lá no arquivo.

Eu penso que andamos todos um pouco distraídos. Pois isto nunca poderia passar em claro. São noticias não desmentidas e desmestifica a questão dos orçamentos.

Fomos a Vila do Conde, com a ideia passada pelo Sr. Horácio de que o orçamento do Rio Ave era esmagador em relação ao nosso. Pura mentira.

6:17 da tarde, setembro 26, 2006  

Enviar um comentário

<< Home