sábado, fevereiro 17, 2007

Queremos o OURO!!!


Domingo, vamos ter pela frente um Gondomar orientado pelo Nicolau Vaqueiro que tacticamente monta muito bem as suas equipas, especialmente a jogar fora de casa.
Da nossa parte, vamos concerteza encontrar uma equipa moralizada e que vai fazer tudo para voltar ás vitórias para a liga. Já não sabemos o que é ganhar nesta competição desde 22-10-2006, 10 jogos sem vitórias.
Não se pense que vai ser fácil vencer a este Gondomar, que vai usar as mesmas armas que o Varzim utilizou para ganhar ao Benfica. Defender bem, povoar o meio campo e ter gente na frente para o contra ataque de forma rápida e acertada. Compete ao Diamantino, montar uma estratégia para ultrapassar este adversário.

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

A saga continua em Braga


O sorteio da Taça para os quartos de final, ditou a nossa deslocação a Braga. Não vai ser fácil mas a última eliminatória também era dificil, para alguns já estavamos condedanos a ficar pelos oitavos de final.
Nada disso se passou e estamos a apenas 180 minutos (caso não haja porlongamentos) de um sonho. Como disse antes do jogo com o SLB,
EU ACREDITO!

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

FILIAL?

Hoje, ao ver na Sic Noticias o programa Dia Seguinte, e ao ouvir dizer que o Varzim "é filial n.º 1 do F.C. Porto", um amigo (membro do Conselho Varzinista) deu-me esta garantia, "o Varzim não é filial do Porto".

Eu deixo aqui um desafio, ao Sr. Lopes de Castro (que não lê este blog) e aos orgãos de comunicação social da "nossa praça", esclareçam os sócios e simpatizantes, se esta ideia que está enraizada nos poveiros e na sociedade portuguesa, é verdade ou não passa de uma fábula com muitos anos?


domingo, fevereiro 11, 2007

Com RAÇA, continuamos na TAÇA!




Ontem, voltamos a fazer história no futebol português. Fizemos sem dúvida nenhuma, um jogo que dignifica a camisola alvi-negra. Com grande raça, determinação, humildade sem submissão ao todo poderoso Benfica, fomos uma verdadeira equipa, um grupo coeso.


A formação inicial, deixou-me de alguma forma triste, essa tristeza deveu-se à exclusão injusta de Campinho do onze que começou o encontro. Nos minutos iniciais, pude constatar que em termos tácticos havia algo de diferente neste Varzim. O Diamantino escalonou uma equipa que no papel jogava no 4,4,2 em losango no meio campo. Os minutos iniciais mostraram um Varzim com Pedrinho a lateral direito e Nuno Ribeiro a lateral esquerdo, os centrais Pedro Santos e Alexandre, no meio campo em losango, Tito era o vértice mais recuado, Emanuel no lado direito e Nuno Rocha no lado esquerdo, e como vértice superior Marco Claúdio, na frente Mendonça e Denilson.
Ao minuto 13, Mendonça passou muito bem por Leo e cruzando para a àrea onde só estava Denilson, foi encontrar um desinspirado Nélson que qual matador encostou para o fundo da sua baliza. Estava feito o 1-0, e a partir desta altura o Benfica tornou-se "dono da bola" com o nosso Varzim a recuar em demasia, com Mendonça e Denilson a funcionarem como médios ala, a fechar os laterais do Benfica. Com esse recuo a equipa do Varzim ficou curta e apesar de trocarmos bem a bola no meio campo a progressão no terreno fazia-se com muita dificuldade pois a "manta era curta". Ricardo ainda foi adiando o golo, mas ele acabou por acontecer ainda na 1ª parte. Cruzamento de Rui Costa e Simão a aparecer livre de marcação a cabeçear para o fundo da baliza. Nesse lance, Nuno Ribeiro esqueceu-se de encostar no Simão.


Na 2ª parte o rumo do jogo manteve-se mas com algumas diferenças de postura por parte do Varzim. Quer Denilson quer Mendonça não baixaram tanto no terreno quando o Benfica tinha posse de bola o que fez com que os dois laterais do Benfica não subissem tanto. Para além disso, Fernando Santos cometeu um erro de palmatória, colocou Mantorras em campo e com isso retirou o Simão da zona de finalização colocando o capitão benfiquista no vértice esquerdo do meio campo encarnado, e com isso o Engenheiro fez uma interrupção voluntária do seu ataque com qualidade.
Por sua vez o Varzim mostrou, aquilo que eu e muitos amigos do blog vem dizendo há muito tempo, temos um plantel de jogadores com qualidade pena é que andamos a perder tempo com quem não tinha qualidade para gerir este grupo. Com isto, não quero dizer que o Diamantino a tem, porque não é num jogo, ainda por cima com este cariz, que se tiram conclusões, cá estaremos para avaliar o seu trabalho. Sem Telmo, Rafael, Nuno Gomes, Bruno Miguel e Roberto, conseguimos ser uma equipa que jogou futebol quando tinha a bola e não foi "caceteira" nem fez anti-jogo. Aliás o Sr. Olegário perdoou expulsão de Beto no ínicio da 2ª parte. Bem como cartões a Simão e Luisão.


O golo do Mendonça, surge depois de mais uma subida da equipa poveira e na sequência de uma bola parada. Livre apontado por Nuno Rocha e Mendonça "à matador" a fazer o desvio sem dar hipóteses a Quim.


Muito mais teria para escrever, mas não quero alongar muito mais este post. Termino dizendo o seguinte, faltaram mais adeptos varzinistas no estádio, Pedrinho pode vir a ser um grande lateral direito, em termos defensivos estívemos muito bem, conseguimos ter posse de bola frente a um adversário que na jornada passada asfixiou o Boavista,"beneficiámos" é certo de uma fraca exibição dos encarnados mas foi com grande mérito que seguimos em frente na Taça.


Agora, os responsáveis do clube devem saber "utilizar" esta vitória em prol do clube. No nosso campeonato, a atitude tem de ser a mesma, porque se assim for, ainda vamos chegar lá acima...