sábado, outubro 28, 2006

Tragam de lá os três pontos



Na foto de cima, referente ao jogo Olivais - Vitória de Guimarães, pode-se ter uma ideia sobre o tipo de campo desta modesta equipa, que subiu esta época à Liga de Honra, onde participa pela primeira vez numa competição profissional.

É um plantel constituido por muita gente formada no Sporting e também no Benfica, gente jovem, começando pelo treinador Rui Dias, com 31 anos.

Está a fazer um campeonato surpreendente, sendo neste momento a equipa sensação da competição.

Quanto ao nosso Varzim, continua ausente o Ricardo, situação que me deixa apreensivo. Porque confesso o Barbosa não me inspira total confiança, especialmento nos cruzamentos.

Teremos naturalmente, um Varzim com uma estratégia de contenção, fazendo mais controle de jogo do que domínio e depois irá tentar fazer lances de ataque rápido e de contra-ataque de forma a fazer golos. É uma estratégia que tem dado resultados e portanto naturalmente Horácio Gonçalves apostará nessa forma de actuar.

Eu defendo uma estratégia, que passa por assumir o jogo de forma mais permanente para que depois o tempo não falte, quando se queira ganhar o jogo. E defendo esta postura ambiciosa, não porque tenho a mania que o Varzim é o maior, mas sim porque sei que a nossa equipa é superior à maioria dos adversários.

Como a estratégia tem dado resultados entendo prefeitamente que se mantenha esta postura, mas mantenho esta minha posição, até porque as duas, não são antagónicas, são antes complementares, pois podemos implementar uma postura de maior domínio de jogo, entremeada com ataques rápidos e contra-ataques.

Amanhã estarei em Moscavide, disseram-me que fica perto da Expo, espero que o Varzim faça uma excelente EXPOsição de bom futebol e traga de lá uma vitória.

Portanto, amanhã contem com uma crónica ao jogo por volta das onze da noite (não é por estar à espera da imprensa escrita?!?! para colocar o meu post).

quinta-feira, outubro 26, 2006

reflexões varzinistas


"Contas com défice elevado


Realiza-se sexta-feira, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal, uma Assembleia Geral do Varzim para apreciação e votação do relatório e contas da época 2005/2006, que pode ser previamente consultado na sede pelos associados.
Sem revelar números, o presidente da direcção, Lopes de Castro, reconheceu que “a demonstração de resultados aponta um valor elevado”. “Reflecte finalmente a verdade de uma contabilidade organizada, os pagamentos de dívidas ao fisco que não estavam contabilizados e as dívidas a atletas que foram reclamados e que tiveram que ser pagas”, explicou."
extraído do jornal o jogo
Esta Direcção está a terminar o seu mandato de três anos, há eleições marcadas para Janeiro de 2007, podem ou não, ser as últimas contas apresentadas por este Presidente, depende de possível reeleição, e só agora é que a demonstração de resultados, reflecte finalmente a verdade?

Então e as outras demonstrações de resultados apresentadas por esta Direcção não eram verdadeiras?

domingo, outubro 22, 2006

Emanuel decide...

Emanuel carrregou a equipa às costas

Num jogo em que o bom futebol esteve arredado do Estádio do Varzim, sobressaíram pormenores de grande inteligência e qualidade do Emanuel.

Casa muito "despida" de público, um terreno em que a água teve dificuldades em escoar, mas diga-se que apesar disso o relvado, no final do jogo, não ficou muito revolto.

Sabia-se que com estas condições climatéricas e no nosso relvado, não se podia jogar rente à relva, teria que se fazer um futebol musculado, directo e muito inteligente. Ter em especial atenção os atrasos de bola aos guarda-redes, fazer passes curtos "picando" a bola, estar atento às segundas bolas, quer a defender quer a atacar, rematar de fora de àrea tentando fazer com que a bola bata na relva antes de chegar à baliza, com o intuíto de fazer a bola ganhar velocidade e até trair os guarda-redes, colocar os médios que apoiam o ataque, o mais próximo dos atacantes para aproveitar as bolas que irão sobrar.

E nestes capítulos o Varzim esteve muito superior aos pupilos do Rui Bento.

O primeiro golo surge na sequência de uma bola bombeada para a àrea, o Denilson perde de cabeça para um central do Penafiel, mas este, alívia a bola para a entrada da àrea, onde surge Emanuel (onde estava o Nuno Rocha, médio mais ofensivo, pelo menos no papel) a rematar depois de Pedrinho ver muito bem e deixar a bola para o médio que rematou forte para o fundo da baliza.

Há ainda o registo de uma jogada muito bonita do Emanuel, que depois de tirar um adversário da frente, levantou a cabeça, viu a posição adiantada do Avelino e fez-lhe um chapéu que falhou o alvo por escassos centímetros, batendo na barra e sobrando para dentro do terreno de jogo. Foi bonito, muito bonito.

A primeira parte termina com um golo anulado ao Penafiel, por suposto fora-de-jogo, dizem-me em casa que não estava, mas lá no estádio fiquei com a sensação que o avançado penafidelense estava mesmo adiantado ao último defensor varzinista.

A segunda parte começa praticamente com o segundo golo poveiro. Em dois, três minutos, os de Penafiel cometeram inúmeras falhas de concentração.
Primeiro, mesmo que a intenção do jogador não fosse atrasar o Avelino devia ser suficientemente inteligente, para saber que havia essa dúvida no ar e pelo sim pelo não colocar a bola fora. Depois no lance de bola parada dentro da àrea, o golo surge numa jogada que tem tanto de simplicadade como de ingenuidade, por parte da equipa duriense.
Estava feito o dois zero, com mais uma assistência do Emanuel para golo.

A partir daí, fiquei com o sentimento interior que muito dificílmente não somaríamos os três pontos em disputa. Primeiro, porque o futebol que o Penafiel demonstrava não dava nem para assustar e segundo, dadas as condições do relvado era improvável uma reviravolta no marcador.
E assim foi, apesar de achar que a equipa recuou em demasia, também fruto das alterações que foram sempre no sentido da "marcha atrás", sem necessidade e até correndo alguns riscos de o Penafiel numa jogada fortuita fazer um golo e depois termos de fazer uma parte final de jogo angustiosa.

Ganhámos o jogo com toda a justiça, são mais três pontos (rumo à manutenção pedida pelo Sr. Horácio), 16 no total que nos "atira", neste momento para a liderança desta Liga de Honra.