quarta-feira, novembro 22, 2006

VARZIM, que futuro?


É com enorme agrado que verifico a participação neste blog, de gente que gosta do Varzim e que tem o propósito de contribuir com ideias para o engrandecimento do clube.
Aqui podem ter a certeza que tem liberdade de espressão, não sou adepto da CENSURA ( a imagem acima, direcciona-se não só para aqueles a quem lhes é "tapada" a boca, mas também para aqueles que tem possibilidades de escrever e de falar, e que ostensivamente tapam a boca e fecham os olhos por conveniência).

Confiro ainda, o aparecimento de "movimentos" junto deste espaço, facto que é sempre salutar. E, a propósito da aproximação de eleições, venho com este post, solicitar aos muitos participantes nos comentários, que emitam as suas opiniões sobre:

- o trabalho desenvolvido pela actual Direcção;
- que diferenças entre o anterior e o actual executivo;
- o que desejam que a futura Direcção faça de diferente da actual;
- para os "movimentos", quais as vossas linhas orientadoras numa potencial candidatura?
- quem gostariam de ver candidatar-se à presidência do clube?
- etc...

domingo, novembro 19, 2006

Um ponto fora nunca é mau, mas...

GIL VICENTE 2 vs VARZIM 2

Pois é, vamos no 3º jogo consecutivo sem vencer, com a agravante de nos últimos dois jogos termos defrontado os lanternas vermelhos, Chaves e Gil Vicente. Mais, nos últimos 5 jogos, 3 deles em casa, ganhámos apenas um. Em 15 pontos possíveis, fizemos apenas 4. Nesta altura, permanecemos nos dois lugares de subida, mesmo perdendo estes 11 pontos.

Amigos, está perfeitamente ao nosso alcance a subida!

Defrontamos um Gil Vicente, que está longe de ser uma equipa forte, que em 6 jogos disputados ganhou apenas 1. Se só pensarmos no nome do clube de Barcelos, podemos pensar que foi um bom resultado, mas quem viu o jogo, observou um Gil perfeitamente ao nosso alcance, uma equipa desconjuntada, vivendo à custa dos fogachos do Carlitos.
Agora, para se vencerem os jogos é necessário mais ambição.

E o receio patenteado pelo Sr. Horácio, começou logo pela forma como escalonou o onze. Tirou o extremo Diego e colocou de inicio o defesa/médio Rafael (o argentino foi o melhor em campo frente ao Leça). Reforçou o centro do terreno e fez avançar o Marco Cláudio para uma das alas, jogador sem características para desempenhar essa função.

Quanto ao jogo em si, na 1ª parte, um remate apenas chegou para nos colocarmos em vantagem. Grande jogada, grande golo do Emanuel. Defendemos bem e em termos de eficácia estivemos irrepreensíveis.

Na 2ª parte, Marafona entrou (se tivesse jogado frente ao Leça, já teria mais ritmo de jogo), saindo o lesionado Barbosa. Reentramos a jogar mais à frente do que na 1ª metade. Na sequência de um livre superiormente executado por Carlitos, o Gil chegou ao empate. Aí, Horácio reage e tira o esgotado Rafael, colocando em campo Mendonça. Ainda o palanca negra se ambientava, já o seu compatriota Mateus chegava ao golo. Lance que nasce numa falta não assinalada a meio campo, o jogo segue e com alguma passividade à mistura dos jogadores do Varzim, Mateus concluíu facilmente sem hipóteses para o jovem guarda-redes poveiro.

A partir daí, durante 15 minutos os Barcelenses assenhoram-se do jogo e valeu o fantástico Marafona em três ocasiões e algum desacerto dos homens comandados por Paulo Alves. Quem não marca ..., e á passagem do minuto 30, Emanuel cruza com conta peso e medida para o "matador" Denilson e este com 100% de eficácia, atira a contar.
A partir daí, a equipa do Gil Vicente e seu treinador desorientam-se, as substituições desequilibram a equipa e o Varzim nos 5 minutos finais, consegue mais oportunidades que nos 85 minutos anteriores. Três possibilidades de golo, que Alex, Marco Cláudio e Mendonça não conseguem converter.
E assim terminou o jogo com o resultado final de 2-2.

Cá vão algumas ideias:

1º Marafona mostrou que tem potencial e veio reforçar ainda mais a dúvida, porque não jogou para a Taça?

2º hoje ficou completo o 1º terço do campeonato, já viram algum adversário com jogadores melhores que os nossos? Eu ainda não vi e sei que podem formar uma equipa ainda mais forte.

3º por falar em equipa, a equipa que terminou o jogo é, neste momento, a melhor, Tito, Emanuel e Marco Cláudio no meio, no ataque Diego na esquerda, Denilson no centro e Mendonça na direita. É caso para dizer, "é pá, não mexas mais...".

4º Horácio falta á verdade quando fala que o problema do Varzim está apenas na finalização, ainda hoje isso foi desmentido, com os dois golos a serem concretizados nas duas primeiras oportunidades. Mais, temos o Denilson que já leva seis golos e não me lembro de muitas possibilidades de golo esbanjadas por ele em 10 jogos. O problema do Varzim está na construção de jogadas ofensivas, em jogar em ataque continuado e fundamentalmente na POUCA AMBIÇÃO DO TREINADOR HORÁCIO GONÇALVES.