quarta-feira, novembro 29, 2006

"Pedir não custa o pior é pagar"


A semana passada, o Dr. Macedo Vieira emitiu uma opinião sobre a relação entre a autarquia que preside e as "exigências" da actual Direcção do Varzim.
Macedo Vieira, grande varzinista que tem apoiado o clube de forma inequívoca, e só não "ajuda" mais porque não pode (com isto, não estou aqui a fazer campanha política, pois até acho que ultimamente está longe de me satisfazer como munícipe).

O Presidente da autarquia disse que, A DIRECÇÃO DO VARZIM NÃO PODE PEDIR ,UMA BOMBA DE GASOLINA, ÍNDICE 1,8 PARA CONSTRUÇÃO NOS TERRENOS DO ACTUAL ESTÁDIO E SUBSÍDIOS.

O Dr. Lopes de Castro já veio dizer que não percebia esta posição do homem que preside a câmara poveira.

Qual é a vossa opinião sobre esta polémica?

Eu apenas digo o seguinte, estar no "poleiro" como Presidente do Varzim confere prestígio a quem lá está. Quem se candidata a líder de um clube de futebol sabe que, não vai ter apenas situações positivas, vai ter também muitos casos complexos para solucionar. E, algo que é transversal no futebol português para resolver nos clubes, são os problemas de tesouraria dos clubes.
O Dr. Lopes de Castro desde que está no poder, todos os anos apresentou resultados líquidos negativos, o passivo aumentou todas as épocas, todos os ínicios de temporadas esteve impossibilitado de inscrever jogadores, todas as épocas os jogadores ficaram meses sem receber. Afinal quais são as suas ideias para ajudar a resolver a crise do clube? Até agora está a fazer nessa matéria, aquilo que qualquer um, repito qualquer um, fazia de olhos fechados. Vende património do clube, com o sinal dado pela empresa Dicodulimar, paga algumas dívidas fiscais, salários em atraso e resolve problemas de tesouraria corrente, espera a bomba de gasolina e o subsídio. Para arranjar este tipo de "soluções" não é preciso qualquer ciência, qualquer merceeiro com a 4ª classe mal tirada o faria.


PS.: Sem me estender em considerandos, apenas digo o seguinte àqueles que confundem, dizer o que está mal com dizer mal do Varzim. Há frases que apesar de terem as mesmas palavras, têm sentidos completamente diferentes, como por exemplo:

A obra prima do mestre.
com
A prima do mestre de obra.

Portanto nada de confusões. Aqui, a intenção é dizer o que está bem e o que está mal no nosso Varzim, contribuindo desta forma para o engrandecimento dessa grande instituição.

segunda-feira, novembro 27, 2006

Varzim 1 Santa Clara 3

(não podemos ambicionar mais, temos que comer "a manutenção" do Sr. Horácio)

Frente a um Santa Clara, perfeitamente banal, o Varzim foi derrotado em casa por 1-3.
O cardápio sobre este jogo, caso as coisas corressem mal como veio a suceder, já tinha sido lançado pelo Sr. Horácio antes do jogo.
Podia ser um orçamento milionário à açoreano, jogadores fantásticos à ilheus, terreno lavrado à poveira, lesões à baliza e, para sobremesa pratos sempre à escolha em todos os jogos, tinhamos arbitragem vergonhosa, comunicação social bandida ou o sempre muito solicitado, falta de sorte.

O homem até começou bem, cedendo aos insistentes pedidos da "malta" e colocou em campo aquele que para muitos é o melhor onze disponível, Marco Cláudio a n.º 10, Mendonça na direita e Diego na esquerda, fácil não é? Mas o Sr. só agora percebeu, à 11ª jornada, mais vale tarde que nunca.
Foi com este onze que o Varzim fez os melhores 45 minutos esta época. Só que esta equipa, constituida por elementos valorosos, sofre de um problema congénito, o Sr. criou esta equipa, "educando-a" para ser uma equipa de contenção e não de acção.
Aliás, o Sr. de Guimarães, disse antes do jogo, "esta equipa tem um modelo de jogo definido, que é o ataque rápido". Este modelo é adaptado a equipas que não assumem o jogo, o Varzim tem que ser trabalhado para jogar no modelo de jogo de ataque organizado, pois a maioria das equipas joga contra o Varzim na Póvoa numa toada de contenção. No fundo, dão a provar ao Varzim, aquilo que a nossa equipa serve aos adversários na qualidade de visitante.

Terminou a 1ª parte com o resultado injusto face ao produzido pela equipa.
A 2ª parte inicia-se praticamente com o golo do Varzim, depois de mais uma assistência do Emanuel, Denilson à matador fez 1-0. Deixo esta pergunta à reflexão, Denilson leva já 7 golos marcados, como em quase todos os jogos atá agora disputados, com uma eficácia a roçar os 100% na hora de finalizar, hoje foi mais uma vez, uma oportunidade um golo, quantos levaria na sua conta se jogassemos em ataque continuado e organizado, dispondo de mais possibilidades por jogo?
A seguir ao golo, a equipa do Varzim deixou-se adormecer e com isso a equipa forasteira foi subindo no terreno, ameaçando a baliza poveira. Horácio, calmo e tranquilo, assistia ao recuo da equipa. Até que "acorda" e tira Diego ( pouco inspirado) e mete o "ciclista" Pedrinho. E quando já no coreto da Praça do Almada se anunciava o golo do Santa Clara, dado o recuo da equipa poveira e às mexidas no onze por parte do técnico Paulo Sérgio, surge o golo do empate num lance muito duvidoso quando à posição do avançado açoriano.
Depois do "abanão" a equipa do Varzim reage (em vez de reagir porque não agir antes do golo?), indo para cima dos açorianos e criando duas boas situações de golo, por Tito e Mendonça. Angolano que sofreria falta dentro da área, não sancionada pelo Duarte Gomes. Erro claro de um dos bons árbitros, dentro da mediocridade reinante, claro.
A seguir a esse lance, só o Santa Clara teve possibilidades de golo, fez mais dois e Marafona ainda evitou um.

No final do jogo, tivemos acesso ao menu escolhido do Mister Horácio, então foram:
- recado à Direcção dizendo que era o "momento H", sim H não é lapso de escrita, para o Presidente falar sobre os árbitros (isto agora é assim, o sargento dá recados ao Major);
- salada de infelicidade, os postes (esses malditos), para o próximo jogo as balizas não vão ter postes;
- para finalizar, maldita arbitragem.

Nos últimos 6 jogos, ganhámos apenas 1. Em 18 pontos possíveis, fizemos 4. Em 6 jogos em casa, perdemos 3. Isto são factos. Só alguém, desonesto intelectualmente, pode resumir 96 minutos, a infelicidade e erros de arbitragem.

Mas estamos no bom caminho para lutarmos pelos objectivos que o Sr. sócio do Vitória preconiza para esta equipa, lutar pela manutenção.

Quanto a mim, acho que está na altura da Direcção agir, tirar consequências dos últimos jogos, porque dizer que a "culpa é de todos" é meio caminho andado para desresponsabilizar quem tem verdadeiramente responsabilidades.

Este treinador não tem "unhas" para a qualidade destes jogadores, ainda hoje vimos aqui um Santa Clara vulgar, que o Sr. Horácio considerou antes dos jogos, "ter grandes jogadores". E então os nossos, são o quê comparados com os que vimos dos açorianos?

Estou farto de incompetência!