domingo, fevereiro 11, 2007

Com RAÇA, continuamos na TAÇA!




Ontem, voltamos a fazer história no futebol português. Fizemos sem dúvida nenhuma, um jogo que dignifica a camisola alvi-negra. Com grande raça, determinação, humildade sem submissão ao todo poderoso Benfica, fomos uma verdadeira equipa, um grupo coeso.


A formação inicial, deixou-me de alguma forma triste, essa tristeza deveu-se à exclusão injusta de Campinho do onze que começou o encontro. Nos minutos iniciais, pude constatar que em termos tácticos havia algo de diferente neste Varzim. O Diamantino escalonou uma equipa que no papel jogava no 4,4,2 em losango no meio campo. Os minutos iniciais mostraram um Varzim com Pedrinho a lateral direito e Nuno Ribeiro a lateral esquerdo, os centrais Pedro Santos e Alexandre, no meio campo em losango, Tito era o vértice mais recuado, Emanuel no lado direito e Nuno Rocha no lado esquerdo, e como vértice superior Marco Claúdio, na frente Mendonça e Denilson.
Ao minuto 13, Mendonça passou muito bem por Leo e cruzando para a àrea onde só estava Denilson, foi encontrar um desinspirado Nélson que qual matador encostou para o fundo da sua baliza. Estava feito o 1-0, e a partir desta altura o Benfica tornou-se "dono da bola" com o nosso Varzim a recuar em demasia, com Mendonça e Denilson a funcionarem como médios ala, a fechar os laterais do Benfica. Com esse recuo a equipa do Varzim ficou curta e apesar de trocarmos bem a bola no meio campo a progressão no terreno fazia-se com muita dificuldade pois a "manta era curta". Ricardo ainda foi adiando o golo, mas ele acabou por acontecer ainda na 1ª parte. Cruzamento de Rui Costa e Simão a aparecer livre de marcação a cabeçear para o fundo da baliza. Nesse lance, Nuno Ribeiro esqueceu-se de encostar no Simão.


Na 2ª parte o rumo do jogo manteve-se mas com algumas diferenças de postura por parte do Varzim. Quer Denilson quer Mendonça não baixaram tanto no terreno quando o Benfica tinha posse de bola o que fez com que os dois laterais do Benfica não subissem tanto. Para além disso, Fernando Santos cometeu um erro de palmatória, colocou Mantorras em campo e com isso retirou o Simão da zona de finalização colocando o capitão benfiquista no vértice esquerdo do meio campo encarnado, e com isso o Engenheiro fez uma interrupção voluntária do seu ataque com qualidade.
Por sua vez o Varzim mostrou, aquilo que eu e muitos amigos do blog vem dizendo há muito tempo, temos um plantel de jogadores com qualidade pena é que andamos a perder tempo com quem não tinha qualidade para gerir este grupo. Com isto, não quero dizer que o Diamantino a tem, porque não é num jogo, ainda por cima com este cariz, que se tiram conclusões, cá estaremos para avaliar o seu trabalho. Sem Telmo, Rafael, Nuno Gomes, Bruno Miguel e Roberto, conseguimos ser uma equipa que jogou futebol quando tinha a bola e não foi "caceteira" nem fez anti-jogo. Aliás o Sr. Olegário perdoou expulsão de Beto no ínicio da 2ª parte. Bem como cartões a Simão e Luisão.


O golo do Mendonça, surge depois de mais uma subida da equipa poveira e na sequência de uma bola parada. Livre apontado por Nuno Rocha e Mendonça "à matador" a fazer o desvio sem dar hipóteses a Quim.


Muito mais teria para escrever, mas não quero alongar muito mais este post. Termino dizendo o seguinte, faltaram mais adeptos varzinistas no estádio, Pedrinho pode vir a ser um grande lateral direito, em termos defensivos estívemos muito bem, conseguimos ter posse de bola frente a um adversário que na jornada passada asfixiou o Boavista,"beneficiámos" é certo de uma fraca exibição dos encarnados mas foi com grande mérito que seguimos em frente na Taça.


Agora, os responsáveis do clube devem saber "utilizar" esta vitória em prol do clube. No nosso campeonato, a atitude tem de ser a mesma, porque se assim for, ainda vamos chegar lá acima...

20 Comments:

Anonymous Anónimo said...

ORGULHO EM SER VARZINISTA.

11:26 da manhã, fevereiro 11, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Onde estava esta equipa?
Onde estavam estes jogadores?

Saiu o elo mais fraco (Horácio Gonçalves) e respira-se logo outro ar, outra alegria.

Então os putos são bons ou não são?
Até o Alexandre parecia que tinha 20 anos. Não há duvida que esta direcção andou a dormir.

Resta ao tijoleira Horácio a consolação de ter dado o nome de "Catraia" ao projecto do Joaquim Jorge.

Vamos em frente Varzim.

2:55 da tarde, fevereiro 11, 2007  
Anonymous Anónimo said...

O Alexandre viveu às custas do Pedro Santos. No lance do Golo do Simão Sabrosa, a culpa é do Alexandre. Como se justifica que com menos 20 cm o Simão apareça a cabecear sozinho nas costas do Alexandre?
Foi uma injustiça o Campinho ter ficado de fora.

Valeu a Vitória do Varzim.

3:14 da tarde, fevereiro 11, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Ricardo, Walter Zenga
Pedrinho, futuro Miguel
Pedro Santos, forte nos duelos individuais
Alexandre, jogou com limpeza
Nuno Ribeiro, muro baixo
Tito, raça
Emanuel, não foi dos melhores jogos mas esteve bem
Nuno Rocha, está a melhorar de jogo para jogo
Marco Claudio, jogo dificil para brilhar mas mesmo assim pautou o jogo
Denilson, está diferente para melhor, mais jogador de equipa
Mendonça, pérola negra esteve no seu melhor, pena ser assim poucas vezes
Tiago Lopes, confiante
Neto, finalmennte apareceu a jogar
Yazalde, este menino vai ser um grande jogador

Diamantino, começou bem como treinador mas tem de ter mais cuidado com os bitaites, "ganhamos ao maior clube do mundo"? ele devia estar a pensar que estava numa casa do Benfica qualquer. Defende o Varzim e deixa-te de vassalagens bacocas.

3:23 da tarde, fevereiro 11, 2007  
Anonymous Anónimo said...

O Varzim jogou muito futebol. Os seus atletas foram grandes herois. Mas mais uma vez a exibição do Varzim ficou manchada pela ademoestação ao Eduardo bailarina. Francamente que exemplo que dá aos mais jovens...
Boa sorte Diamantino
Viva o Varzim.

3:39 da tarde, fevereiro 11, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Palavra para os defensores do Horácio: percebeis o k estava mal? Não se trata de defender pessoas mas do clube que amamos.

5:27 da tarde, fevereiro 11, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Ontem fiquei super coontente, com a vitória sobre o 20º clube mais rico do mundo e sobre o clube que tem mais sócios do mundo. Não gostei de ver o Campinho a ser colocado no banco e ainda por cima na altura de colocar um central em campo foi o Neto que entrou. Será que não caiu no goto do Diamantino. Também não gostei de ver o treinador do Varzim a mandar recuar o Mendonça e o Denilson na 1ª parte depois de estar 1-0. Cheirou-me a Horácio medroso.

9:08 da tarde, fevereiro 11, 2007  
Anonymous Anónimo said...

A aposta no Alexandre (mais experiente, e que fez um óptimo jogo) para um jogo destes é do mais elementar bom senso e nisso o Diamantino esteve bem, só esteve mal em tardar tanto a perceber que era preciso fechar o lado esquerdo da nossa defesa. Quanto ao Campinho, tem muito tempo para ter as suas oportunidades. Assim o espero.

9:14 da tarde, fevereiro 11, 2007  
Anonymous Anónimo said...

O Campinho tem muito tempo? Não concordo com isso. O miudo esteve muito bem e não merecia ficar de fora. Não está em questão o jogo que o Alexandre fez, agora também não se sabe se o campinho se jogasse faria um jogo melhor. Não me venham falar na juventude, senão apostavase no Barbosa em lugar do Ricardo. Parabéns Varzim

9:26 da tarde, fevereiro 11, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Champanhe e muita dança: em Luanda houve quem festejasse uma derrota do Benfica

Em Luanda houve um bairro que encerrou a noite em festa. Numa cidade conhecida pela grande paixão em relação ao Benfica, a derrota encarnada foi celebrada na rua. Nem sequer houve divisão. «O Benfica é o clube da maior parte dos angolanos, mas ontem à noite ninguém se lembrou disso. Fomos todos pelo Mendonça».

Quem o revela é Iano, irmão do angolano. Um portista, por acaso. O único da família. Ora por falar em família, o Maisfutebol quis saber como é que a vitória do Varzim foi vista no seio familiar do herói da noite, Mendonça. Por isso ligou para Luanda e falou com o irmão mais novo do angolano. «Foi uma alegria muito grande».

Não só entre a família, de resto. «Fomos todos ver o jogo minha casa, o pai, a mãe, a irmã, os outros familiares. Depois juntaram-se os vizinhos. Juntou-se muita gente», conta. «Estávamos todos com grande expectativa. Quando faltavam cinco minutos para o fim a malta começou a ver que o Benfica não empatar. A sorte não nos ia atraiçoar».

Festa com champanhe, muita música e algumas lágrimas

Depois abriu-se espaço à festa. «No final do jogo começámos a celebrar a vitória. Foram comemorações normais, ao bom estilo angolano», conta Iano, 21 anos cheio de maturidade. «Houve um champanhezito, houve música, houve muita dança. As pessoas do bairro juntaram-se aqui à nossa volta, depois fomos para a rua». Acima de tudo estava a festejar-se o triunfo de um filho do bairro. «A população sentiu que a vitória também era deles». No Bairro de Cazenga, que viu crescer o avançado do Varzim, o Benfica só é popular quando Mendonça não está em campo. «Ele Foi campeão cá em Angola na época 98/99 e tornou-se muito conhecido. Depois começou a ir à selecção e as pessoas ficaram orgulhosas dele. Por isso toda a gente gosta muito dele».

Regressando atrás, por exemplo aos 76 minutos do jogo de ontem, Iano falou da emoção que foi ver o irmão marcar um golo. «Foi espectacular, nem tenho palavras para descrever o que senti», refere. «Houve gente que até deixou cair uma lágrima. Gente mesmo de fora da família e que teve reacções que não esperávamos». Até porque Mendonça não chega todos os dias aos angolanos, escondido que anda numa Liga de Honra que não passa na televisão. «As pessoas que realmente gostam do Mendonça, não conseguiram conter a emoção. Não é todos os dias que se marca um golo ao Benfica e sobretudo não é todos os dias que se elimina o Benfica», acrescenta Iano. «O meu irmão é um ídolo para os angolanos e para as pessoas do bairro em particular».

9:37 da tarde, fevereiro 11, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Grande Varzim e grande Diamantino. O Eduardo Bailarina é que está a mais. É igual ao pai, um bufinho.
Parece mesmo uma bailarina e só sabe dizer mal do trabalho dos treinadores que saiem.

Cuidado Diamamntino, o Horácio já era.

10:47 da manhã, fevereiro 12, 2007  
Anonymous Anónimo said...

é verdade.
o luis oliveira tirou-o da noite e ele agora anda a descascar no homem.
é verdade eu ouvi.

11:20 da manhã, fevereiro 12, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Gostei da exibição do Varzim. Foi personalizada e com muita vontade. Acho é que, pelo que aconteceu neste jogo não podemos dizer que já somos bons. Este jogo tem caracteristicas especiais, vamos aguardar para ver se frente ao Gondomar estaremos tão bem. É que nesse jogo os papeis invertem-se, o Varzim passa a ter a bola e o Gondomar a jogar em contra ataque. E atençao que o Nicolau Vaqueiro é bom a jogar em contra ataque.

1:10 da tarde, fevereiro 12, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Mendonça interessa a um dos grandes



Um dos três grandes de Portugal já contactou o Varzim por causa de Mendonça. O internacional angolano esteve em destaque na vitória sobre o Benfica, em jogo da Taça de Portugal. Mendonça marcou o golo da vitória varzinista e foi considerado o melhor jogador em campo.

O presidente do Varzim, Lopes de Castro, afirmou à Rádio Renascença que o clube poveiro foi contactado por alguns clubes portugueses, entre eles um dos três grandes. O dirigente não revela quem terá sido o emblema que o contactou por Mendonça, mas revela que não foi abordado no Varzim-Benfica: “Do Benfica não, até porque estava sentado ao lado do Dr. Hermínio Loureiro, e na cadeira seguinte estava o Luís Filipe Vieira.”

“O Mendonça merece dar um salto na carreira, vamos ver se é possível. O contrato dele acaba no fim da época, ou não, a nossa relação permite dizer isso. Ele está connosco há sete anos, está no ponto de dar o salto”, acrescentou Lopes de Castro.

Mendonça é internacional angolano, tem 24 anos, e o contrato com o Varzim termina no fim da época. A julgar pelas palavras do presidente varzinista, o jogador poderá rumar a um dos grandes já na próxima temporada.

1:18 da tarde, fevereiro 12, 2007  
Anonymous Anónimo said...

cuidado sr. diamantino com o bombas que tens no departamento médico um dia ainda podes acordar com a ideia de que andas a concordar com o doping nesse departamento manda embora o martnho massagista antes que te fodas....abre os olhos..........

6:11 da tarde, fevereiro 12, 2007  
Anonymous Anónimo said...

o mirandda sabe bem o que se passa e vai estar atento concerteza......

6:12 da tarde, fevereiro 12, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Estou a ouvir a Onda viva e têm lá o Ricardo e o Mendonça. Este último parece estar a despedir-se do varzim. O contrato acaba no final da época e o VSC vai ver o dinheiro por um canudo.

9:37 da tarde, fevereiro 12, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Escolheram como convidados os dois piores palradores do Varzim, Ricardo e Mendonça são uns broncos a falar.

9:40 da tarde, fevereiro 12, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Ricardo e Mendonça falam das lesões do plantel e que isso estará na base da quebra de resultados.

Para contrariar essa ideia, basta olhar para o jogo de sabado, Nuno Gomes, Bruno Miguel, Telmo, Rafael e Roberto impedidos de jogar. E o plantel chegou para ganhar ao milionário benfica.

Conversa da treta que os locutores do programa engolem.

9:48 da tarde, fevereiro 12, 2007  
Anonymous Anónimo said...

É fácil motivar uma equipa para jogar contra o Benfica, dificil será o Varzim aguentar-se na liga de honra...custa-me dizer isto mas terão os nossos miudos capacidades para aguentar o nosso Varzim?
A 2ªliga vai ser muito dificil de se aguentar.
Viva ao varzim!
Preferia ter perdido com o SLB e ganhar na liga de honra.
Descer este ano era o nosso fim.

12:40 da manhã, fevereiro 13, 2007  

Enviar um comentário

<< Home