segunda-feira, novembro 27, 2006

Varzim 1 Santa Clara 3

(não podemos ambicionar mais, temos que comer "a manutenção" do Sr. Horácio)

Frente a um Santa Clara, perfeitamente banal, o Varzim foi derrotado em casa por 1-3.
O cardápio sobre este jogo, caso as coisas corressem mal como veio a suceder, já tinha sido lançado pelo Sr. Horácio antes do jogo.
Podia ser um orçamento milionário à açoreano, jogadores fantásticos à ilheus, terreno lavrado à poveira, lesões à baliza e, para sobremesa pratos sempre à escolha em todos os jogos, tinhamos arbitragem vergonhosa, comunicação social bandida ou o sempre muito solicitado, falta de sorte.

O homem até começou bem, cedendo aos insistentes pedidos da "malta" e colocou em campo aquele que para muitos é o melhor onze disponível, Marco Cláudio a n.º 10, Mendonça na direita e Diego na esquerda, fácil não é? Mas o Sr. só agora percebeu, à 11ª jornada, mais vale tarde que nunca.
Foi com este onze que o Varzim fez os melhores 45 minutos esta época. Só que esta equipa, constituida por elementos valorosos, sofre de um problema congénito, o Sr. criou esta equipa, "educando-a" para ser uma equipa de contenção e não de acção.
Aliás, o Sr. de Guimarães, disse antes do jogo, "esta equipa tem um modelo de jogo definido, que é o ataque rápido". Este modelo é adaptado a equipas que não assumem o jogo, o Varzim tem que ser trabalhado para jogar no modelo de jogo de ataque organizado, pois a maioria das equipas joga contra o Varzim na Póvoa numa toada de contenção. No fundo, dão a provar ao Varzim, aquilo que a nossa equipa serve aos adversários na qualidade de visitante.

Terminou a 1ª parte com o resultado injusto face ao produzido pela equipa.
A 2ª parte inicia-se praticamente com o golo do Varzim, depois de mais uma assistência do Emanuel, Denilson à matador fez 1-0. Deixo esta pergunta à reflexão, Denilson leva já 7 golos marcados, como em quase todos os jogos atá agora disputados, com uma eficácia a roçar os 100% na hora de finalizar, hoje foi mais uma vez, uma oportunidade um golo, quantos levaria na sua conta se jogassemos em ataque continuado e organizado, dispondo de mais possibilidades por jogo?
A seguir ao golo, a equipa do Varzim deixou-se adormecer e com isso a equipa forasteira foi subindo no terreno, ameaçando a baliza poveira. Horácio, calmo e tranquilo, assistia ao recuo da equipa. Até que "acorda" e tira Diego ( pouco inspirado) e mete o "ciclista" Pedrinho. E quando já no coreto da Praça do Almada se anunciava o golo do Santa Clara, dado o recuo da equipa poveira e às mexidas no onze por parte do técnico Paulo Sérgio, surge o golo do empate num lance muito duvidoso quando à posição do avançado açoriano.
Depois do "abanão" a equipa do Varzim reage (em vez de reagir porque não agir antes do golo?), indo para cima dos açorianos e criando duas boas situações de golo, por Tito e Mendonça. Angolano que sofreria falta dentro da área, não sancionada pelo Duarte Gomes. Erro claro de um dos bons árbitros, dentro da mediocridade reinante, claro.
A seguir a esse lance, só o Santa Clara teve possibilidades de golo, fez mais dois e Marafona ainda evitou um.

No final do jogo, tivemos acesso ao menu escolhido do Mister Horácio, então foram:
- recado à Direcção dizendo que era o "momento H", sim H não é lapso de escrita, para o Presidente falar sobre os árbitros (isto agora é assim, o sargento dá recados ao Major);
- salada de infelicidade, os postes (esses malditos), para o próximo jogo as balizas não vão ter postes;
- para finalizar, maldita arbitragem.

Nos últimos 6 jogos, ganhámos apenas 1. Em 18 pontos possíveis, fizemos 4. Em 6 jogos em casa, perdemos 3. Isto são factos. Só alguém, desonesto intelectualmente, pode resumir 96 minutos, a infelicidade e erros de arbitragem.

Mas estamos no bom caminho para lutarmos pelos objectivos que o Sr. sócio do Vitória preconiza para esta equipa, lutar pela manutenção.

Quanto a mim, acho que está na altura da Direcção agir, tirar consequências dos últimos jogos, porque dizer que a "culpa é de todos" é meio caminho andado para desresponsabilizar quem tem verdadeiramente responsabilidades.

Este treinador não tem "unhas" para a qualidade destes jogadores, ainda hoje vimos aqui um Santa Clara vulgar, que o Sr. Horácio considerou antes dos jogos, "ter grandes jogadores". E então os nossos, são o quê comparados com os que vimos dos açorianos?

Estou farto de incompetência!

14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"deixem-me trabalhar" disse o Horácio.

Ontem, afinal o Ardemundo Lisboa (provavelmente, o melhor "macaco de imitação" do jaez Jorge Perestrelo) fez um trabalho à maneira da Pissanha, ele e o Zé da Farmácia (ontem, mais parecia o emplastro, tal era a forma como queria parecer ser mais varzinista que todos os outros, "latindo" gemidos enquanto o Ardemundo fazia o relato daquilo que não via). Uma semana fora por motivos de pressão, fez-lhes bem. Tornaram-se fiéis e falaram pela voz do dono.

Na Onda Viva nem se fala, tal é o bocejo, já foram domesticados à algum tempo.

As conferencias de imprensa agora são apenas para amplificar e servir de suporte de microfone, para o Horácio falar. As perguntas são as que convém.

A imprensa poveira e correspondentes para os jornais nacionais, estão todos "mamados".

8:09 da manhã, novembro 27, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Caro "Cefas" eu também vi ESTE jogo! Penso que não está a alcançar o porquê dos reparos do administrador do blog... Não fiquemos apenas com as melhores "imagens" nas nossas retinas! Não foi seguramente por causa desses momentos bons que o Varzim acabou por perder... Um jogo de futebol tem que ser avaliado no seu todo! Como sabe, tem também muito de imprevisível, de enigmático, de labirintos, de xadrez e quebra-cabeças, em que é preciso saber utilizar muito bem as "pedras" DURANTE TODO O TEMPO DE JOGO!E não há nada a inventar!... Os postes e as más arbitragens, os momentos menos bons dos atletas e jogadores durante uma partida de futebol sempre existiram e sempre existirão!... Não basta dizer, como justificação, que a sorte do jogo não quis nada connosco, que mandamos duas bolas aos postes, ou então que a culpa é das arbitragens que teimam em perseguir o nosso clube!...
O que faltou ao Varzim para ganhar este jogo, foi muito simplesmente isto: uma segunda parte estrategicamente inteligente, que surpreendesse um adversário que sabia de "antemão" que se o Varzim não marcasse até ao intervalo, entraria para o 2º. tempo pouco consistente e cheio de ansiedade à procura do golo...
Se o técnico do Varzim tivesse sido mais rápido a ler e a alterar, ao tardar a substituir os esgotados Rafael e Diego, por exemplo, isto para não falar de outros que ainda com muito tempo pela frente, já estavam nas lonas, com certeza que o Santa Clara acabaria por arrear a cesta... Foi o estado do terreno, dirão alguns... Eu contradigo, foi também a falta de estofo físico e psicológico (aqui vai um chavão - "o futebol é um desporto de Inverno e de massas") para estar à altura das circunstâncias (de tempo, do adversário, das arbitragens "infelizes", pressão dos espectadores, ordenados em atraso, etc, etc,). Pese todas as razões de queixa que os responsáveis, jogadores e adeptos possam alegar, se se quiser encontrar culpas para mais este insucesso, em minha modesta opinião, acho que mais uma vez foi perdida uma grande oportunidade para somar 3 pontos em casa. O Varzim tem atletas com qualidades que bem trabalhados e ORIENTADOS, podem e devem contra equipas que fazem do domínio consentido a sua grande arma, como foi o caso do jogo de ontem, derrotá-las, jogando em ataque continuado e consistente, ou seja, sem quebras e "cortar" à nascença ao adversário todas as veleidades que possam ameaçar a sua retaguarda! Não é fácil, todos o sabemos... Também se fosse, não era eu que ia amargar noutras actividades...
Portanto, ponhamos de lado e de vez o chamado fadinho fatalista da pobrezinha desgraçada...
Há treinadores que na hora do insucesso "cantam" sempre o mesmo fado... Faz-me lembrar certos indivíduos de óculos escuros e bengala na gola de um casaco já com mais buracos que um queijo suisso e que entravam (e saíam) nos comboios em estações predefinidas, guitarra ao ombro, uma grande quantidade enormes folhas contendo os "últimos sucessos" da triste estória (embora fossem quase sempre os mesmos!...) da mulher que tinha muitos filhinhos, andava pelas ruas da amargura e para defender a sua honra, um dia... Tudo isto cantado com um trinado de guitarra que era de fazer chorar o mais empedernido coração!!!
Pôncio Rouxinol

7:22 da tarde, novembro 27, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Caro CEFAS,

devo dizer que tenho a sensação que não leu com atenção aquilo que escrevi. Não desejo, que com os meus escritos haja unanimidade em volta da minha opinião. É minha intenção suscitar a discusão.

Eu escrevi "Foi com este onze que o Varzim fez os melhores 45 minutos esta época.", a segunda parte não foi tão bem conseguida.

É muito reducionasta resumir o jogo de 96 minutos, a três erros do árbitro e duas bolas no poste.

Afinal os açorianos não fizeram dois golos limpos? Na segunda parte, depois do golo do Denilson a equipa não recuou?

O amigo CEFAS escreve, "É verdade que o horácio arranja sempre desculpas mas ontem parece que nos saiu mesmo a fava.. Não são desculpas de "mau pagador" como contra o Chaves... O Varzim jogou bem e concordo com o treinador no final DESTE jogo.
Parece que alguém quer pôr ordem na classificação da II liga e o Varzim é um alvo a abater..Por isso acho que não é a melhor altura para divisões.."

Concluir que "alguém quer pôr ordem na classificação da II liga e o Varzim é um alvo a abater.." por apenas um jogo em que houve um claro prejuízo para o nosso clube, não será excessivo?

No jogo da Taça frente ao Leça, fomos altamente benefíciados pelo árbitro, será que por analogia, poderemos dizer que alguém quer colocar o Varzim na final da Taça?

Nos últimos 6 jogos, empatamos 1 e ganhamos outro.Será que foi tudo responsabilidade dos homens de negro?

Para mim ter opinião, não é motivo para dividir.De unanimismos balofos está clube cheio.

"Os verdadeiros amigos não são aqueles que nos alegram com mentiras, mas sim aqueles que nos ferem com verdades."

Abraço fraterno.

8:19 da tarde, novembro 27, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Bastava uma arbitragem limpa e estariamos agora aqui a falar de uma vitória que o Varzim merecia. Com dois penaltys e um golo em fora de jogo não há equipa que resista, este jogo nada teve a ver com o jogo contra o Chaves.

8:35 da tarde, novembro 27, 2006  
Anonymous Anónimo said...

O rio ave com um treinador analfabeto, já está a um ponto de nós.

9:18 da tarde, novembro 27, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Senhor "Cefas", pode na mesma demonstrar o seu clubismo e a sua indignidade perante os erros de arbitragem, mas contando o "filme todo"... O Varzim ao que gasta com os atletas e principalmente com o seu treinador, tem por "obrigação" não desperdiçar tantos pontos - nos últimos 6 jogos, em 18 possíveis só conseguiu 1 ponto!? Claro que os erros da equipa de arbitragem tem muitas vezes influência nos resultados... Que o digam, por exemplo, os adeptos do Leça quando foram eliminados para a Taça pelo Varzim!... Já estou como dizia o "outro", "desde que vi um porco a andar de bicicleta, já nada me admira!". Não vale querer parecer "parcialmente imparcial" quando se trata de analisar... É tão importante a indignação que o trabalho do árbitro em todos nós provocou, como
a maior parte das exibições, a tempo todo, produzidas pela equipa alvi-negra! Repare, só agora (!?) é que o técnico se lembrou de colocar em campo e de início, o melhor onze! Só agora!!! Como é possível omitir o trabalho do técnico? O que aconteceu durante o período em que o Santa Clara "cai" sobre o Varzim à procura do empate, é que o colectivo poveiro passou a jogar muito próximo da sua própria defensiva! Mesmo com os erros do árbitro e as bolas no ferro, se o conjunto poveiro tivesse sido capaz de se manter regular em todo o jogo, estou em crer que mesmo assim o Varzim acabaria, contra tudo e contra todos por ganhar a partida! Indignação quanto à arbitragem, mas também decepção por mais esta inesperada derrota!

Tony Veiga

10:35 da tarde, novembro 27, 2006  
Anonymous Anónimo said...

O senhor Horácio Gonçalves que mete ao bolso milhares de euros por mês, já deveria ter a experiência para saber que quando uma equipa está a perder (neste caso o Santa Clara) vai tentar reagir. O que eu vi foi o Varzim a recuar depois de estar a ganhar a uma equipa que tem um orçamento milionário, mas que mostrou pouco futebol. A conversa dos orçamentos já está fora de moda, só o coitadinho do senhor Horácio que se agarra ao Varzim com unhas e dentes é que a tem. Por mim está na hora da chicotada psicológica!

12:52 da manhã, novembro 28, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Senhor Presidente use a "flexigurança", Sr. doutor! Veja lá se consegue calar os seus "de votos" que não param de chorar desde há 6 jornadas... Mande-lhes uma mamadeira... Os rapazes do blog até parecem umas carpideiras!
Ensine-lhes que ser adepto de um clube de futebol ou outra modalidade, não significa ter que ser BAJULA e que, querer tapar o Sol com uma peneira, é ridículo demais!...
Alex

6:08 da tarde, novembro 28, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Eu moro em Cascais, trabalho a lixeiro.

Não vi o jogo do Varzim, mas foi um roubo de lesa-pátria. Então aquele penalti foi clarrissino, só um cego é que não via, eu também não vi.

Se apanho o Duarte Gomes que mora aqui ao lado, em Lisboa até o como vivo. Viva o Horácio e o Lopes da Silva.

Estamos a ser roubados, fomos roubados em todos os jogos, excepto nos 10 primeiros. Perdemos 14 pontos nos últimos 18 possíveis, por culpa dos árbitros e dos postes.

Zé Maio

7:19 da tarde, novembro 28, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Caro Cefas, percebo os teu pontos de vista mas no essencial discordo.

Fizemos os melhores 45 a 50 minutos desta temporada. Disso não tenho dúvidas. Fomos prejudicados, também não tenho dúvidas.

Agora, extrair deste jogo que estamos a ser "empurrados", não me parece equilibrado.

Os números dos últimos 6 jogos falam por si, factos são factos.

Temos um treinador sem capacidade para trabalhar jogadores da qualidade dos nossos.

Discordo ainda, quando dizes que é altura de unir e não de dividir.
Eu sou casado e tenho um filho, quando as "coisas" estão mal em minha casa, não me vou calar para unir. É fundamental ter sentido crítico para alterar aquilo que está mal. Como diz o outro, "SÓ ABRINDO OS OLHOS, PODEMOS ACORDAR DE UM PESADELO".

Para além disso, já o ano passado perdemos a subida por grande responsabilidade do Horácio. Esta época se não alterarmos o rumo da situação, vamos pelo mesmo caminho.

Quanto ao Santa Clara, ficou mais uma vez provado que temos jogadores do melhor que por aí anda, pena que falte um comandante á altura. O Santa Clara só tem uma coisa melhor que o Varzim, o treinador.

9:23 da tarde, novembro 28, 2006  
Anonymous Anónimo said...

E depois desta vergonha que se passou no campo com o nosso varzim a perder e o nosso treinador sem fazer nada, ainda tem lata para ir para a TVn falar nos poveiros do plantel. quando todos sabemos que os poveiros do plantel não são da sua responsabilidade mas da responsabilidade da direcção que o obrigou a ficar com os juniores pois não tinha mais dinheiro para pagar aos atletas que o horácio queria e que iam ser outros barretes como os do ano passado como o Saric, o anderson, o Joca, o Rui Miguel,...

e mais,

ainda tem a lata para no final do jogo passar a batata quente para a direcção em relação a fantasmas da arbitragem inventados por ele para justificar o que só os tolos acreditam...

HORÁCIO TEM VERGONHA E PEDE A DEMISSÃO, JÁ NINGUÉM TE AGUENTA.
POUPA TRABALHO À DIRECÇÃO E DINHEIRO AO VARZIM...
VAI-TE EMBORA PARA O GUIMARÃES

9:04 da tarde, novembro 29, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Depois de tanto navegar na net, finalmente encontrei aki a verdadeira BIBLIA do futebol!!!Na kual escrevem autenticos iluminados deste desporto!!! Quem e o "Zé" Mourinho, o Lippi, o Ferguson,o Ancelloti.... à vossa beira!!! Será que os dirigentes de futebol andam todos cegos e ainda não descobriram este vosso imenso talento para a análise dos jogos!! Enviem os vossos curriculos...Aposto k o vosso futuro ira ficar garantido!!
E já agora enviem também imagens do GRANDE PL Denilson... ele é mm um craque, 7 golos em 7 opurtunidades!!!! O lugar dele não é na II Liga mas sim nos grandes palcos da liga dos campeões!!!
Desliguem o football manager e acordem p realidade!!! A bola é redonda, o futebol joga-se com os pés e 11 p 11!!!

PS: O administrador deste blogue devia alterar o nome de vivaovarzim para abaixoovarzim!!!

Cumprimentos

9:25 da tarde, novembro 29, 2006  
Anonymous Anónimo said...

tu és Hugo ou Horácio?
para estares tão ofendido...

11:17 da tarde, novembro 29, 2006  
Anonymous Anónimo said...

o Horácio é o único treinador do mundo que consegueinfluenciar negativamente duas equipas ao mesmo tempo:
faz asneira atrás de asneira na equipa sénior.
perturba os juniores ao não deixar os miúdos treinarem com os colegas e os seus treinadores. Onde já se viu isto? treinam a semana toda com os séniores e jogam ao fim de semana pelos juniores. Como é que o treinador dos juniores gere isso? como é que os colegas que treinam toda a semana juntos recebem os colegas que vêm dos séniores? Não será por isso que com esta equipa espectacular de juniores estão a fazer um campeonato mediano? Deixa os miudos treinarem com os colegas.
O Horácio não se queixa quando o Mendonça vai para a selecção e não treina com os colegas? porque`é que o treinador dos juniores não se queixa do mesmo?

11:34 da tarde, novembro 29, 2006  

Enviar um comentário

<< Home