terça-feira, setembro 12, 2006

Reformular objectivos?

Esta jornada veio confirmar aquilo que tenho escrito, bem como alguns dos comentadores, temos jogadores para lutar por outros objectivos que não a manutenção. Eu sei que é mais seguro para o sr Horácio, mas há medidas de segurança que são no mínimo rídiculas.



O discurso oficial do responsável técnico é a luta pela manutenção. Já aqui muito se escreveu sobre o assunto. Apenas deixo à reflecção o seguinte, não acham que com a qualidade destes jogadores, seria um escândalo de todo o tamanho descer de divisão? Dizer-se que, se luta pela não despromoção, é desprestigiante para o clube e em particular para os jogadores?
Por isso coloco a questão, deve o treinador retirar a cassete da manutenção e passar a um discurso realista e condizente com o verdadeiro valor da equipa?
Até porque, depois destes dois jogos, principalmente do jogo televisionado, não adianta querer esconder o valor da equipa, pois ele foi mais que evidente.

Assumindo a candidatura à subida, não acham que mais gente se iria sentir motivada para aparecer, acompanhar o varzim para todo o lado?
Bem podem vir alegar, que se deve apoiar sempre a equipa em todos os momentos. Isso é puro lirismo, acontece em todos os clubes quando estão por cima e têm objectivos, muito mais gente acompanha o clube.
Ou ainda há quem acredite no Pai Nata?

O que acham que a Direcção deveria fazer para motivar os varzinistas a acompanharem mais a equipa, a começar já em Gondomar?

Por último, uma palavra de apreço para a Brigata Alvi-Negra, no jogo com o Guimarães, houve alturas em que se fizeram ouvir, apoiadas e contagiando os varzinistas que se encontravam nessa bancada.

11 Comments:

Blogger PFGFR said...

Concordando na generalidade com o cefas (apenas discordo na parte relativa ao discurso, penso ser altura de começar a subir um pouco mais as expectativas, ou pelo menos de não vermos o nosso Clube comparado, mesmo q apenas em termos de orçamento, a uma mera secção do Guimarães) e queria ainda dar uma achega quanto ao que a Direcção pode fazer: há sempre a hipótese de se fretar autocarros, o que não seria a primeira vez que aconteceria. Penso que o ideal é as pessoas manifestarem esse desejo em vez de ficarem à espera que apareça tudo feito (atitude infelizmente tão comum no nosso povo).

Pediram-me também para agradecer em nome da Brigata a simpática referência que neste post é feita à claque. Gostaria de acrescentar um agradecimento ao "Belmirito" (filho do Belmiro Graça), por estar lá sempre presente e nunca ser mal comportado. Aquela linda (e, para mim, comovente) imagem da SporTV em que ele está em cima da rede, vestido à Varzim, cerrando o punho em sinal de vitória leva a pensar que todos os sacrifícios valem a pena para manter viva uma claque que possa vir a fidelizar mais jovens ao Clube.

O jovem em questão simboliza para mim aquilo que eu gostaria de ver às dezenas e às centenas: jovens fiéis e dedicados, a dizerem "Estamos aqui, o Varzim tem futuro!"

Ainda quanto ao nosso pequeno herói, ele apenas tem o pequeno defeito de ter a mania que também gosta do Benfica, mas aquilo há de passar-lhe até ficar varzinista a 100%!

10:25 da tarde, setembro 12, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Caro Cefas agradeço o seu post, como sempre pertinentes.

Peço desculpa se fiz muitas perguntas para a sua capacidade de resposta.

Agora, respeito as suas opiniões mas discordo no essencial.

Comparar-se o ORÇAMENTO DO VARZIM COM UMA MODALIDADE AMADORA DO VITÓRIA DE GUIMARÃES, acha que é estar-se bem no discurso. Pode-me dizer, isso era para pôr pressão na equipa adversária. Mas essa estratégia já é tão velhina, que não passam de fait-divers estéreis.

A dada altura diz, "No domingo,foi um verdadeiro golpe de mestre quando fez entrar mendonça e marco cláudio sem tirar o ponta de lança...foi aí que ganhámos..". Não acha exagerado falar-se em "golpe de mestre", tirar o Nuno Rocha, completamente esgotado, acho até que pecou por tardia, pois o M. Cláudio trouxe organização ao jogo varzinista e isso reflectiu-se nos minutos em que ele esteve em campo, sendo fundamental naquele período após o golo do Guimarães.
Quanto à entrada do Mendonça e saída do Pedrinho, é uma alteração óbvia, dado o desgaste a que foi sujeito, pois fazia de avançado a atacar e de médio a defender, e aqui também está a resposta para a manutenção do Denilson em campo, pois era o menos desgastado dos avançados.
Golpe de génio?

Quanto ao plantel, diga-me quais as equipas da Liga de Honra, que têm no banco jogadores válidos como o Alexandre, Rafael, Marco Cláudio e Mendonça. E ainda não conhecemos o Ricardo Gomes. Eu por exemplo, no domingo não vi nos galácticos do Sr Horácio melhores suplentes que os do Varzim.

""Subir degrau a degrau é a melhor forma de enfrentar as exigências da Liga de Honra"-Denilson em O Jogo", eu acho que é uma caixa, na linha do "a bola é redonda", "são onze contra onze", "sabiamos de antemão das dificuldades que iriamos encontrar" ou então a frase de toda uma época do Sr. Horácio, "estes jogadores são fantásticos". Para mim tudo isto são discursos redondos, não passam de um conjunto de banalidades.

Eu não consigo dizer quem são os verdadeiros varzinistas e os falsos. Para mim são todos adeptos do Varzim.
Agora em todo o mundo, se sabe que se houver discurso ganhador e mobilizador, há uma maior adesão dos adeptos. A mentalidade instalada é esta, deixemo-nos de romantismos.

Saudações varzinistas

11:31 da tarde, setembro 12, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Este plantel é melhor que o da época passada, onde ficamos em 4º com claras possibilidades de subir.

Acham que o sr horácio depois de as coisas terem resultado como resultaram, prémio para o treinador com a renovação de contrato, ele iria alterar o discurso. Se o ano passado, para ele, a formula foi de sucesso para quê mudar?

Com papas e bolas, assim se enganam os tolos.

Lutar pela manutenção com este plantel é tão rídiculo como o Porto vir dizer que vai lutar pelo acesso às provas europeias.

A direcção tem culpas no cartório, pois prometeu aos sócios que iriam pôr o Varzim na superliga e agora nem expectativas disso alimentam, pactuando com estratégias parolas do Sr. Horácio.

12:35 da manhã, setembro 13, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Quanto à questão, assumir ou não outros objectivos, eu sou do tempo em que o Varzim jogando na 2ª divisão era um candidato natural à subida, se algum treinador "tachista" viesse dizer o contrário era no mínimo colocado no olho da rua.

Há quem fale em recuperar a mística, olhem comessem por aí. Não admitados outro discurso na Liga de Honra que não seja a subida. O Varzim no ranking nacional, continua a ser 14º, apesar de nas últimas 10 épocas apenas ter estado 3 vezes na superliga. E não me venham com a desculpa financeira, porque se não eu pergunto-lhes, qual é o clube que está bem financeiramente?

Temos tido gente à frente do Varzim, quer em termos directivos quer técnicos, que são completamente incompetentes.

1:12 da tarde, setembro 13, 2006  
Blogger PFGFR said...

big varzim, penso que tirar um clube de uma situação de bancarrotab iminente não é propriamente incompetência em termos directivos.

3:01 da manhã, setembro 14, 2006  
Anonymous Anónimo said...

pfgfr, você tropeça nas suas próprias palavras, então tiraram o clube da bancarrota com que dinheiro?
A época passada deviam meses de ordenados, estavam impedidos de inscrever jogadores, as dívidas ao fisco aumentaram por falta de pagamento desta direcção, como é que acha que eles conseguiram o milagre de arranjar dinheiro para resolver esses problemas financeiros?
Foi o dinheiro antecipado do negócio do estádio. Ou ainda acreditas no Pai Natal.
Vamos ser sérios na discussão do nosso Varzim

1:16 da tarde, setembro 14, 2006  
Blogger PFGFR said...

Big Varzim, eu sou sério, apenas dou a minha opinião, que é diferente da tua. Considero que a situação em Junho de 2004 estava bem pior do que agora, pois há várias dívidas que já foram saldadas e não paravam de aumentar. A boa gestão começou logo com o corte (com grande pena minha, em alguns casos) com alguns jogadores que ganhavam muito, isto para além de uma evidente redução das despesas. Quem não tem dinheiro não tem vícios, coisa que com o Sr. Oliveira... enfim. Claro que ainda há dívidas por pagar, mas repara que há 2 anos até os direitos de transmissão televisiva tinham sido já hipotecados para a época seguinte pela Direcção anterior. Mantenho que defendo esta Direcção, embora admita que lguém possa eventualmente fazer melhor, pois nada nem ninguém é perfeito.

2:19 da manhã, setembro 15, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Dicionário da Dom Quixote

tacho = ocupação obtida por favoritismo.

8:51 da manhã, setembro 16, 2006  
Blogger PFGFR said...

costapoveiro:

"Vamos ser sérios na discussão do nosso Varzim". Escrito por big varzim em 2:19M, Setembro 14, 2006. Então era apenas um tal anónimo, que lhe atirava à cara uns agradáveis "piropos" "

Esse anónimo era ordinário, tal como você já o foi. Não intrepreto o que o Big Varzim diz como "agradáveis "piropos"". O que ele diz são coisas normais numa discussão, dentro do limite do tolerável. Já você e o anónimo cujo comportamento, agressividade, etc. são tipicamente "costapoveiras" teve de levar uma resposta a preceito, porque não é nem de perto nem de longe tão incivilizado quanto "vocês". Daí eu manter um diálogo civilizado com o Big Varzim, coisa que consigo é impossível. A diferença está na atitude, pois o Big Varzim não começou a gozar com o meu nick sem eu ter gozado com ele (coisa que você fez), etc., etc. Contrariamente ao que você diz, espumando de raiva com a mente já turva pela fúria, eu aceito opiniões diferentes da minha desde que não caluniem, etc. E esta é a grande prova! Espero que você tenha capacidade mental para compreender isto. Claro que, se fosse consigo, você já estaria a gozar com o nick do Big Varzim como fez com o meu, mais tarde a chamar-lhe mentecapto, etc. Mas eu respeito outras opiniões e sei discutir civilizadamente se não passarem das marcas. Eis outra diferença entre mim e você. O Big Varzim revela-se uma pessoa educada e respeitadora, que às vezes discorda de mim com alguma veemência. Respeito-o por isso e a si não. Porque será? Será do guaraná, ou do excesso de cafeína que você por vezes parece ingerir?

2:43 da manhã, setembro 18, 2006  
Blogger PFGFR said...

Errata:
"porque não é nem de perto nem de longe tão incivilizado quanto "vocês"."

Obviamente, leia-se "porque O BIG VARZIM não é nem de perto nem de longe tão incivilizado quanto "vocês"."

4:22 da manhã, setembro 18, 2006  
Anonymous Anónimo said...

A Brigata estará sempre apoiar o varzim.umas vezes muitos,outras poucos mas a verdade é que está sempre representada.
Varzim está no coração,está na alma.
BAN96

3:14 da tarde, setembro 22, 2006  

Enviar um comentário

<< Home